Sobre a banda
Com mais de 20 anos de estrada, o Julgamento é o mais longevo nome do rap belo-horizontino, sendo uma das principais referências do estilo na capital mineira. O trabalho é marcado pela contestação e a narrativa que aborda temas ligados às desigualdades e, ao mesmo tempo, é auto-referencial, ao abordar questões ligadas à própria vivência do grupo dentro da cultura hip hop.
Ao longo da carreira o Julgamento se apresentou em diversos eventos e festivais importantes, como o Conexão, Eletrônika, Virada Cultural BH, tendo dividido o palco com ícones do cenário nacional, como Marku Ribas, Macaco Bong e B Negão.
O disco “Boa Noite”
Considerado um dos mais icônicos trabalhos da seara do rap em Belo Horizonte o Julgamento chega ao terceiro álbum da carreira. Os primeiros são No Foco do CAOS (2008) e Muito Além (2011). O novo disco intitulado Boa Noite tem como base narrativa os acontecimentos políticos dos últimos anos, explorando através de rimas e samplers a construção midiática da realidade. O mito da Caverna de Platão é explorado de forma gráfica através da capa do álbum, fazendo alusão à construção social e, no caso, midiática da realidade.
O título é uma referência irônica ao “boa noite” dos tele-jornais e o disco nasce no contexto da crise política. É o rap assumindo o seu lugar de compromisso, como dizem os versos do Sabotage. O som denuncia, debate, mas também busca caminhos. Mais do que abordar as mazelas do cotidiano, o trabalho trata das reações e das possibilidades de transformação que trazem o esforço coletivo.
Essa visão do coletivo, da importância da representatividade e das múltiplas pautas, trouxe um time de peso para o novo trabalho, reunindo referências como X Câmbio Negro e BNegão, nomes representativos da nova cena musical em Minas como Marcelo Veronez e Michelle Oliveira (Cromossomo Africano) bem como representantes da cena Hip Hop de BH de gerações distintas como Tamara Franklin, Kainná Tawá, Ohana, Monge MC, Dokttor Bhu, Shabê, Gurila Mangani e Igor Carpe Diem
Boa Noite pode se ouvido nas seguintes plataformas: